O exame digital da próstata (toque retal) e a dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) são os procedimentos básicos e complementares para o início do rastreamento. O exame de toque retal se tornou popular por ser o mais indicado para identificar alterações que podem ser sinal de câncer de próstata, mas ele também pode avaliar diversas condições. O exame de próstata com o toque retal é de suma importância para o diagnóstico precoce da doença, afinal ele é responsável pela morte de 1 em cada 41 homens com a doença no país e, quando. Nesse exame é avaliado o tamanho da próstata que pode estar Como fator de risco existe a idade, então é indicado que homens de a partir de 45 anos realizem o exame anualmente.
No Exame Físico, é imprescindível o Toque Retal que fornece informações sobre o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata.
Os exames mais indicados para avaliar a saúde da próstata são o toque retal e a análise sanguínea do PSA, que devem ser realizados todos os anos por todos os homens com mais de 50 anos de idade. Durante um toque retal, o médico pedirá que você se curve na cintura ou deite na mesa de exame em posição fetal, com os joelhos no peito. Uma dúvida comum, ainda mais durante o Novembro Azul, é sobre qual médico deve fazer o toque retal para diagnosticar o câncer de próstata.
Um exame retal digital pode ser desconfortável, especialmente se você tem hemorroidas, mas não é excessivamente doloroso. Às vezes, vemos alguém falando que foi ao coloproctologista, fez o exame de toque e a próstata estava é preciso ficar claro que quem deve fazer essa avaliação visando um tumor maligno na glândula é o urologista.
Esse valor de referência não muda com a idade do Ao aliar com o exame do toque retal, a segurança chega a 95, 98 de certeza do diagnóstico". Habitualmente o exame é realizado com o paciente "deitado de lado" e consiste na avaliação externa da região anal, no toque retal e na anuscopia. O exame mais comum é chamado de toque retal e serve para avaliar se a sua próstata apresenta o seu tamanho normal, se é mole ou granulosa, ou se o toque provoca dor. Assim como para os pacientes sem fatores de risco, a recomendação para a realização do exame de toque retal e do PSA depende da avaliação do urologista para cada pessoa.