Curso de Design de Moda do IFPI oferece orientação profissional e de carreira IFPI Instituto Federal do Piauí

Querido planeta: estamos comprometidos

Reconhecemos a pluralidade do setor da moda e queremos possibilitar esse olhar multidisciplinar. Escolhemos também temáticas atuais e relevantes, que estão sendo amplamente discutidas e trabalhadas na área. É uma oportunidade única dos inscritos estarem por dentro das tendências e novidades da moda, explica a professora Priscila Medeiros, coordenadora da graduação.

Customização de T-shirt
Convidada: Profa. Fernanda Moriconi
Data: 09/06/2021
Horário: 14h às 16h

Tudo isso em concordância com as práticas ambientalmente responsáveis e o respeito à diversidade cultural. Null Graduação em Design de Moda da Universidade de Fortaleza promove cursos gratuitos de curta duração O designer pode ter uma rotina de mais desenhos e projetos, envolvendo cálculos, geometria e coisarada pra criar das menores embalagens até as maiores máquinas industriais. Outra coisa super importante é ter paciência. Você vai ficar corrigindo sua vó pro resto da vida sobre o termo correto: DESIGN é a disciplina e o ramo de atuação; DESIGNER é o profissional, é quem manja dos paranauê. Ou seja, nada de ficar falando por aí estou estudando designer ou você é Design? Eu também!. A pessoa vai te olhar com cara de poucos amigos.

A coordenação da ProFashion é da professora Cláudia Cyléia (Campus Piripiri), que desenvolve estudos na área da Orientação Profissional e de Carreira (OPC), e é Mestra em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde pesquisou o planejamento de carreira em Moda. A ProFashion também tem o apoio de professoras do curso de Design de Moda dos campi Piripiri e Teresina Zona Sul, e da psicóloga Cristiana Galeno, servidora do Campus Piripiri. Regístrese y disfrute gratis de Scribd durante 30 días por descargar este documento y acceda a la biblioteca digital más grande del mundo. O aluno precisa ter os materiais de desenho (e são muitos), mas pense que talvez você possa continuar usando depois de formado. Além disso, você gasta bastante grana e tempo desenvolvendo protótipos nos trabalhos da faculdade. Afinal, é design de PRODUTO, então você realmente precisa fabricar alguns (mesmo que manualmente). A iniciativa do Tá na Moda tem como intuito levar informações para pessoas interessadas por moda e para profissionais que desejam uma capacitação na área, como forma de fortalecer o currículo.

Realizado pela graduação em Design de Moda da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, o projeto é voltado para alunos do ensino médio, profissionais da área e pessoas interessadas em moda de forma geral. Assim como as engenharias, os cursos de Design também são focados numa área/atividade específica do mercado de trabalho. A rotina de um profissional do Design de Produto é muito dinâmica, e varia de acordo com a área em que ele trabalha. O Design de Produtos desenha produtos, mas não é só o shampoo que você tá pensando. O profissional dessa área também elabora móveis, máquinas, carros, embalagens e vários outros objetos industriais. A altura do braço da cadeira, a distância das teclas de um teclado, o cabo da panela e até as curvinhas na borda da bandeja (pra você carregar o seu lanchinho) são alguns exemplos da importância da ergonomia.





O Curso de Design de Produto

Os cursos acontecerão online e serão ministrados por especialistas qualificados que atuam tanto no âmbito acadêmico quanto no mercado local. O Design de Sobrancelhas é voltado para as sobrancelhas! O mesmo vale para Design de Bolo, Design de Unha, podemos ficar aqui o dia todo Mas vamos falar sobre os cursos superiores! Mito, porque todos os designers podem se misturar nas áreas. É claro que a sua área de especialização na faculdade pode te proporcionar oportunidades mais óbvias, mas isso não te impede de expandir a atuação para outras áreas. Todos os cursos serão certificados e os interessados podem se inscrever em mais de uma opção. Confira abaixo a programação completa. Para o primeiro grupo são ofertadas 14 vagas. Podem se inscrever estudantes de Design de Moda do IFPI a partir do 5º período ou quem tem até um ano de conclusão do curso, mesmo se a colação de grau tiver sido adiada por causa da pandemia. Se as vagas não forem preenchidas, poderão ser ocupadas pelo público em geral.

Assim como toda carreira que precisa da criatividade, o designer de produto precisa ficar ligado no que os outros profissionais do mercado estão fazendo de bom (de ruim também, pra não fazer igual). O cara precisa ter referências! Essa área é a clássica. A função do designer de produto será a de projetar máquinas, carros, motos, bicicletas motorizadas, eletrodomésticos e vários outros equipamentos industriais. Como o profissional de Design de Produto projeta máquinas, carros e coisarada, não pode se contentar em fazer um desenho bonitinho e pronto. Ele precisa entender de geometria espacial e plana. Logo, vai ter que se dar bem com cálculos também. Design está mais para projeto do que para desenho. O designer de produto também pode atuar na área de protótipos, criando e testando os modelos dos produtos antes de ir pra produção. Tendo conquistado nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Design de Moda da Unifor tem como diretrizes a criatividade, a gestão e a comunicação presentes em todas as disciplinas.

Antes de acabar o texto, a gente foi atrás de alguns designers de produto firmeza que contaram alguns segredos para que você saia na frente. Um deles nos mandou uma dica de um grande professor que teve durante a facul. Confira aqui:

  • Empresas especializadas de Design de Produto;
  • Indústria de automóveis;
  • Indústria de eletrodomésticos;
  • Indústria de aparelhos eletrônicos;
  • Empresas com produtos de consumo (comida, cosméticos, etc.);
  • Por conta própria e em mais uma porrada de lugar.

Sabe aquela poltrona irada na casa do teu amigo? ENTÃO! O aluno recebe certificações intermediárias ao longo do curso, o que lhe permite concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada. Ao final do terceiro semestre, por exemplo, o estudante adquire certificação como assistente em Design de Moda e já pode atuar profissionalmente na área. Além disso, sempre rola desenvolvimento em softwares 2D e principalmente 3D. Você vai usar isso direto na faculdade e na vida profissional. Não estamos desmerecendo o desenho a mão, são coisas que trabalham juntas. Desenho técnico, por exemplo, você só faz na faculdade. Na vida profissional, SÓ usa softwares. O designer de produto pode trabalhar comandando equipes de trabalho. Ele acompanha todo o processo, desde a criação até a distribuição do produto. Durante o mês de junho, a ação Tá na Moda irá oferecer cursos gratuitos de curta duração sobre customização de peças de roupa, construção de figurino, aproveitamento de retalhos e visual merchandising.

O curso de Design de Moda do Instituto Federal do Piauí (IFPI) agora conta com um projeto de orientação profissional específico para a área de Moda. A ProFashion Orientação Profissional e de Carreira em Moda, iniciativa pioneira no Estado, está com inscrições abertas até 7 de maio, e vai acontecer de forma on-line e totalmente gratuita. E agora? Por que diabos essas pessoas comprariam ou desejariam o SEU carro? Existem belas e diversas opções por aí, então bota essa cabeça pra pensar. Que você vai desenhar um carro lindão, a gente não tem dúvida, mas e o benefício? Se o designer de produto trabalhar no desenvolvimento de produto, vai ter uma rotina mais estratégica, com análises de mercado e tudo mais. O desenvolvimento é muito ligado ao marketing, logo, pode ser que o designer também faça algumas tarefas desse setor (pensar nas funcionalidades do produto, posicionamento no mercado, distribuição, público-alvo e várias outras paradas). Muitas empresas, por não terem dinheiro (ou só porque não querem mesmo), acabam colocando as funções do desenho industrial em profissionais de outra área, como o engenheiro mecânico, por exemplo. A área de projeto de produto é pros designers que querem projetar coisas menores, como móveis, por exemplo.

  • UNIFOR
  • Home
  • Acontece na Unifor
  • Notícias e eventos
  • Eventos
  • Evento
  • Graduação em Design de Moda da Universidade de Fortaleza promove cursos gratuitos de curta duração
O profissional também pode ter uma rotina de supervisão das equipes e das linhas de produção em que é responsável. Nesse caso, vai ter um dia a dia menos criativo e mais de controle mesmo, tendo certeza que tá tudo sendo entregue nos devidos prazos.

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem