Quando coletar sorologia dengue?

Exame de sangue para dengue pesquisa anticorpos que


Esse exame tem como objetivo identificar o vírus na corrente sanguínea e estabelecer qual o sorotipo, permitindo o diagnóstico diferencial para outras doenças causadas pela picada do mesmo mosquito e que cursam com sintomas semelhantes, além de permitir que o médico inicie um tratamento mais específico. Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Os principais exames bioquímicos solicitados são a dosagem de albumina e das enzimas hepáticas TGO e TGP, indicando o grau de comprometimento do fígado e sendo indicativo de estado mais avançado da doença quando esses parâmetros.


exame sorologia dengue


O coagulograma, que é o exame que verifica a capacidade de coagulação do sangue,normalmente é solicitado em caso de suspeita de dengue hemorrágica e pode ser observada aumento do tempo de protrombina, tromboplastina parcial e trombina, além da diminuição de fibrinogênio, protrombina, fator VIII e fator XII, indicando que a hemostasia não está acontecendo conforme deveria, confirmando o diagnóstico de dengue hemorrágica. A prova do laço é um tipo de exame rápido que verifica a fragilidade dos vasos sanguíneos e tendência a sangramento, sendo muitas vezes realizado em caso de suspeita de dengue clássica ou hemorrágica. Esse exame consiste em interromper o fluxo sanguíneo no braço e observar o aparecimento de pequenos pontos vermelhos, havendo mais risco de sangramentos quanto maior a quantidade de pontos vermelhos observados. Uma entidade privada com fins públicos, mantida pelos empregadores do comércio. Submete-se ao Ministério do Trabalho e Emprego enquanto serviço nacional de qualificação de mão-de-obra e ao Ministério da Educação no âmbito do Sistema Federal de Ensino, conforme Lei Federal nº Os anticorpos IgM são os primeiros a serem detectados no sangue após uma infecção, eles são os primeiros a serem produzidos pelo sistema imunológico para combatê-la.


Exame sorologia dengue - Os anticorpos IgG e IgM são produzidos pelo sistema imunológico para combater o vírus da Dengue no organismo. Os anticorpos IgG e IgM, tem como principal função proteger o nosso corpo contra agentes infecciosos. Esse exame serve para detectar a presença e avaliar a quantidade desses anticorpos no sangue e diagnosticar pessoas que foram infectadas ou reinfectadas pelo vírus da Dengue.



No caso da Dengue, a sua detecção no sangue indica uma infecção ativa ou recente, por isso essa sorologia é feita com mais frequência para diagnóstico de Dengue. Os anticorpos IgG aparecem um pouco depois e são responsáveis pela proteção do organismo a longo prazo e neste caso, a sua presença no sangue indica uma infecção recente ou que já passou. São conhecidos quatro sorotipos do vírus do dengue: Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4. O vírus do dengue é da família flavivírus que contém 70 espécies, entre elas o vírus da febre amarela. Todos os flavivírus têm epítopos em comum no envelope protéico, o que possibilita reações cruzadas em testes sorológicos. Já no caso da dengue hemorrágica, os sintomas também podem incluir sangramentos excessivos quegeralmentese manifestam como manchas vermelhas na pele, hematomas e sangramentos frequentes do nariz ou gengivas por exemplo. Apesar de fazer parte dos exames indicados pela Organização Mundial de Saúde para diagnóstico da dengue, a prova do laço pode fornecer resultados falsos quando a pessoa está fazendo uso de medicamentos como Aspirina ou Corticoides ou se encontra na fase pré ou pós menopausa, por exemplo. Entenda como é feita a prova do laço.


Teste rápido para diagnosticar dengue - O exame de Dengue IgG e IgM é solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta sinais e sintomas sugestivos de Dengue como febre, cansaço, dor no corpo, nas juntas e atrás dos olhos, dor de cabeça e manchas no corpo, por exemplo. O exame deve ser feito a partir de 6 a 7 dias do início dos sintomas, pois é nesse período que os anticorpos IgM aparecem no sangue, indicando a fase aguda da doença, por esse motivo o exame não deve ser feito antes, pois o resultado pode dar um falso-negativo, já os anticorpos IgG aparecem no sangue depois, indicando uma infecção antiga, mas, a partir do 8º a 10º dia de sintomas, já pode dar positivo para uma doença recente e permanecem por toda a vida, ou seja, mesmo após a cura da doença seu exame será positivo. Caso você já tenha sido infectado pelo vírus da Dengue e suspeita que tenha sido infectado de novo, este exame deve ser feito, pois quando a pessoa é infectada por um sorotipo de vírus diferente do da primeira infecção, existe a possibilidade de a infecção evoluir para um quadro hemorrágico (dengue hemorrágica).


Sim. Existem quatro tipos (sorotipos) do vírus da dengue. Você pode ser infectado com um sorotipo e depois ser infectado com um sorotipo diferente. Não há imunidade de proteção para todos os vírus da dengue quando você é exposto a um sorotipo pois tratam de sorotipos diferentes, então você terá imunidade para aquele sorotipo que você foi infectado e consequentemente você pode ser infectado por outro sorotipo. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes. Além disso, uma infecção causada pelo vírus da Dengue geralmente está associada a uma doença mais grave. O isolamento é feito por meio da análise de uma amostra de sangue, que deve ser coletada assim que surgirem os primeiros sintomas. Essa amostra de sangue é enviada para o laboratório e, por meio de técnicas de diagnóstico molecular, como a PCR, por exemplo, é possível identificar a presença do vírus da dengue no sangue.



Normalmente quando a dengue já se encontra em um estágio mais avançado é possível observar diminuição da concentração de albumina no sangue e presença de albumina na urina, além do aumento das concentrações de TGO e TGP no sangue, indicando dano hepático. Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial anterior. Mas é necessário informar ao seu médico se você tomou a vacina contra Febre Amarela e quando a tomou, pois ela pode alterar o resultado dos exames. IgM negativo e IgG negativo: Um resultado negativo sugere que a dengue não é a causa dos sintomas atuais. No entanto, não é possível descartar Dengue com um resultado negativo se os sintomas já possuem mais de sete dias de duração ou o exame pode ter sido feito antes da produção de IgM, dando um resultado falso-negativo, o exame deve ser repetido após 3 a 5 dias se ainda houver suspeita de infecção por dengue. Vale ressaltar que é importante que os resultados sejam interpretados por um médico, pois somente ele dará o diagnóstico correto. O Senac Aracaju é uma das unidades atuantes do Senac Sergipe. Trata-se de uma das mais antigas no estado e por isso, uma das mais atuantes, pois atende não somente a cidade de Aracaju, mas toda a demandas das cidades vizinhas em sua região. Sua história teve início na ministração de cursos de aprendizagem. Contudo, com o passar dos anos a região necessitava de mão de obra qualificada para atender as demandas do mercado, foi a partir daí que o unidade se tornou também uma instituição voltada para o aperfeiçoamento e formação de profissionais para a área do Comércio, serviços e turismo.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem