Cursos - Universidade Federal de Minas Gerais

Passo a passo para fazer a melhor monografia (com dicas


Conclusões e Sugestões , ou Recomendações: é a parte final, onde ocorre a síntese das idéias propostas no corpo do trabalho, isto é, as teorias, considerações, sugestões propostas quanto aos principais assuntos tratados.. Obs: Não esquecer dos termos disponível em: (para localização do endereço do link) e Acessado em: (para a data de acesso). Mesmo assim, torna-se importante, colocar na página dos artigos ou matérias, a data em que elas foram ao ar, ou, ao menos, o mês de disponibilização, para que na referência dos artigos, possam ser compreendidos os dados referentes ao ano de veiculação daquele assunto. Criado no ano de 1911, o curso de Medicina da UFMG sempre foi reconhecido pela sua qualidade de ensino e pelas capacidades de seus alunos formados. Em 107 anos de história, mais de 15 mil médicos foram formados.


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Curso de Aperfeiçoamento: Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar

Curso medicina ufmg - Desenvolvimento do tema: visa expor o assunto, mostrar a maneira como pensa sobre o mesmo, fazendo as proposições,considerações, concordando ou não com outros autores, ou expondo uma nova teoria. Esta parte pode ser dividida em capítulos.


O estrito, que se identifica com a tese: tratamento escrito de um tema específico que resulte de pesquisa científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência. É também importante escrever em português correto, nas dúvidas consultar o dicionário, e, quando possível solicitar a uma outra pessoa para fazer as revisões necessárias e comentar. Ler o que foi escrito e quando necessário, reescrever. Ter disponibilidade para procurar fazer o melhor, em dar uma contribuição pessoal à classe a qual pertence e à sociedade, é uma atitude fundamental para aquele que pretende escrever uma boa monografia. É também importante cuidar da correção gramatical, em redigir com simplicidade, falar e escrever em linguagem direta e sem rodeios, resultando em uma exposição precisa, clara, objetiva, de fácil entendimento para todos. A escolha do assunto segue naturalmente, dentro do processo de elaboração da monografia, a fase de pesquisa bibliográfica. O aluno deverá, junto ao seu orientador buscar a bibliografia que possa ser consultada (livros, revistas, artigos, trabalhos científicos, etc. . ) para a elaboração de seu projeto de Monografia e consequentemente a Monografia.


Dedicatória: se houver, pode-se dedicar a monografia a uma ou várias pessoas. É comum dedicar à família, amigos, professores, mas deve-se evitar dedicar o trabalho a um número exagerado de pessoas. Monografia é umas das modalidades do TCC Trabalho de Conclusão de Curso. É um texto dissertativo(em sentido lato) sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, de uma localidade, sobre um mesmo assunto ou sobre assuntos relacionados. Normalmente as instituições definem que a Monografia deve ser escrita apenas por um Estudante. A terceira melhor faculdade de medicina do país já tinha um vestibular acirrado. Agora, alguns anos após a adesão ao Enem e a abertura da concorrência para o Brasil inteiro por meio do SiSU, o número de postulantes a uma vaga na instituição cresceu ainda mais. Procure escolher um professor que tenha afinidade profissional ou acadêmica com o tema escolhido. Não opte apenas pelo professor mais legal, o orientador deve ser alguém que está disponível e que faz as críticas certas. Uma dica é perguntar para outros alunos como foi a experiência deles com o professor e quais suas recomendações. A grade curricular do curso de Medicina da UFMG é bastante completa, contando com um ciclo básico, com duração de dois anos.


Capa contendo o Título do trabalho, Nome do Autor do trabalho e o Nome do Professor Orientador. Nome da Instituição a qual o aluno pertence, Nome do Curso e a Data da conclusão da monografia. O titulo deve ser curto, específico, sem fórmulas de qualquer espécie. No caso de aluno, nas conclusões ele poderá também informar como o projeto de sua monografia contribuiu para a sua formação pessoal e profissional e como os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação facilitaram a elaboração da mesma. Índice completo e Sumário O índice é útilpara facilitar a leitura e recorrer a página citada com maior facilidade, compõe-se de todos os capítulos e seus sub capítulos, e o Sumário serve para enumerar as partes principais, indicando as páginas iniciais dos capítulos e as partes em anexo. Este item é dispensável no caso de monografias com menos de 100 páginas. A escolha do assunto é o ponto de partida da investigação e consequentemente da própria monografia, é o objeto de pesquisa. É preciso escolhê-lo com acerto. Deve ser um tema selecionado dentro das matérias que mais lhe interessam durante o curso e que atendam às suas inclinações e possibilidades. É um início de uma realização profissional. De qualquer maneira, só se pode esperar êxito quando o assunto é escolhido ou marcado de acordo com as tendências e aptidões do aluno.



O programa de pós-graduação em Medicina teve início na UFMG no ano de 1969, com o surgimento do Curso de Oftalmologia. 8 anos mais tarde, foi criado o Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, responsável até hoje pelos assuntos relativos a esses cursos. A Faculdade de Medicina da UFMG é a maior do Brasil em número de vagas. A formação do curso é voltada para que o aluno seja capaz de atuar na promoção da saúde, prevenção das doenças, assistência ao enfermo e reabilitação. O objetivo é formar um médico generalista capaz de atuar na atenção primária à saúde e, se preciso, atender urgências e emergências em áreas como ginecologia, cirurgia geral, pediatria e saúde coletiva. O Curso de Aperfeiçoamento Cuidados Paliativos em Atenção Domiciliar (CACPAD) é um dos cursos que viabiliza metas e propósitos do Programa Multicêntrico em Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar (PMQAD). Na sua elaboração, foram atendidas normas e diretrizes, definidas pela UFMG para cursos de aperfeiçoamento e as orientações da UNA-SUS. A oferta, desenvolvimento e registros do Curso obedecem ao que define o Sistema de Informação da Extensão na UFMG (SIEX/UFMG). Os paradigmas que orientam a definição e a organização do conteúdo deste curso são: o domicílio como lócus da prestação do cuidado paliativo; o trabalho em equipe multiprofissional; e, as normativas e orientações para organização e funcionamento de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) na Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS). A Medicina tem como objetivo a assistência à saúde do ser humano, na sua integridade biológica e psicosocial. A Faculdade de Medicina da UFMG coloca como objetivo do Curso Médico desenvolver no aluno as competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso Médico.


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